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Outubro / 2025
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por Coorsel, 14/10/2025
Inovação e tecnologia: Coorsel disponibiliza novas ferramentas para agilizar atendimento aos associados
Agência virtual, pagamento via Pix e atendimento via Whatsapp estão entre as novidades implantadas 

Com o objetivo de oferecer serviços de qualidade com transparência e eficiência, a atual gestão da Cooperativa Regional Sul de Eletrificação Rural (Coorsel) investiu na modernização de seus sistemas para melhor atender os associados. 

Há dois anos, o presidente Arilton Francisconi Candido, o Xela, junto à diretoria e colaboradores, organizam mudanças para agilizar o atendimento ao público através da implantação de inovações e tecnologias. 

Ainda em 2023, o site da Coorsel passou por uma reestruturação e agora conta com o “Portal da Transparência” e com a “Agência Virtual”. Pelo Portal, é possível acompanhar toda a movimentação financeira da cooperativa e ver as despesas e receitas. 

Já a Agência Virtual traz uma série de facilidades. O associado pode cadastrar seus dados, criar uma senha e ter acesso às informações de sua unidade consumidora e a serviços importantes, como a solicitação da segunda via da fatura, fazer solicitações, acompanhar os desligamentos programados entre outras ações.

Assistente Virtual

Desde 2024, a cooperativa passou a contar com a Sol, uma assistente virtual que atende através do número do WhatsApp (48) 99849 0239.

Por meio desta ferramenta é possível consultar de forma automatizada débitos, acessar a segunda via da fatura, solicitar religação de energia, informar falta de energia, entre outros serviços. A Sol está disponível 24h. O contato do plantão e emergência continua o 0800 645 0141.

Segundo a coordenação, cerca de 3 mil pessoas estão sendo atendidas nos últimos meses via WhatsApp, reduzindo significativamente as filas atendimento ao consumidor. 

Novas ferramentas

A partir de agora também é possível solicitar a fatura do mês via WhatsApp e ter acesso a serviços diversos como saber os valores em débito, a quantidade de energia consumida, além de receber comunicados oficiais. Para isso, a Coorsel iniciou uma ação para atualizar o cadastro dos associados respeitando a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). 

Os interessados devem entrar em contato com a cooperativa para atualizar seu cadastro e pedir a adesão ao novo sistema. 

A Coorsel também inovou ao implantar o pagamento de fatura via Pix e boletos bancários. Desde a adesão às novas modalidades de pagamento, quase R$ 30 mil por mês estão sendo economizados com a redução do uso do papel para a impressão. “Temos o compromisso de atender bem nossos associados e proporcionar mais comodidade e segurança. Estamos modernizando nossos sistemas para facilitar a rotina dos consumidores, que não precisarão se deslocar até a sede da cooperativa para fazer solicitações e ter acesso aos nossos serviços”, comenta o presidente da Coorsel.